1 2 3 4

FIB é sede do Circuito de Negócios do SEBRAE


O auditório das Faculdades Integradas de Boituva (FIB) sediou na noite desta quinta-feira, 28 de abril, o evento ‘Circuito de Negócios – Encontros Empresariais’ promovido pelo SEBRAE. A atividade reuniu mais de duzentas pessoas entre micro-empresários, professores e estudantes, além de representantes do poder público local.
A atividade teve início às 19 horas. A ação itinerante acontece em diversas cidades da região e acontece com base no programa “Empresas Avançadas” do SEBRAE. Com o tema “Gestão Financeira na Prática”, a palestra realizada pelo consultor José Carlos Cavalcante durou pouco mais de uma hora.
Entre os temas de destaque da exposição, foram abordadas as formas da gestão financeira inseridas nos cenários dos empreendimentos e as maneiras de ampliar e aperfeiçoar os resultados positivos nas empresas.
“A FIB apoia e incentiva ações como esta. Acreditamos que o potencial de uma cidade agrega valor quando o setor empresarial é fortalecido. Hoje Boituva tem uma demanda muito grande neste sentido. Fazemos questão que inclusive nossos alunos participem, tenham essa vivência”, disse o diretor geral da FIB, Alexandre Damasceno.
A próxima etapa do Circuito de Negócios do SEBRAE acontecerá no dia 05 de maio no município de Porto Feliz. A palestra irá abordar as temáticas na área de vendas.




Os diretores da FIB recepcionaram os integrantes do SEBRAE



Jorge Minoru, Carlos Alberto de Freitas (gerente regional do Sebrae) e Manoel Marques Fonseca após a palestra


Edson Moré - Secretário Municipal de Planejamento de Boituva e o casal de empresários Paulo e Sandra Nehring
Micheli Cristina Vianna, Viviane Holtz Rosa e Vivian Maria Holtz - do Sebrae/Boituva

Ler Mais

FIB encerra Semana de Contabilidade

As Faculdades Integradas de Boituva encerraram na noite desta quarta-feira, 27 de abril, a Semana de Contabilidade. Mais de 150 estudantes e convidados participaram no auditório do campus Boituva da palestra “Você é seu Marketing’, ministrada pelo professor Paulo Henrique Paiva, diretor da Contexto Gestão Empresarial.
Em pouco mais de uma hora de palestra, Paiva falou sobre a importância de você cultivar o equilíbrio entre suas emoções e a sua forma de conduzir no dia a dia. Destacando detalhes sobre os benefícios de se cultivar bem todos os campos da vida (pessoal, profissional, espiritual, etc), Paiva agradou os participantes do encerramento da semana.
“Foram três dias de muito aprendizado. Pudemos perceber que os estudantes realmente aproveitaram tudo que foi dito. Estão todos de parabéns”, disse a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FIB, professora Edméia Pinto Scatola.
Os professores da FIB recepcionaram o professor Paulo Henrique Paiva e sua equipe momentos antes da palestra.

O curso de Pedagogia da FIB também marcou presença na Semana de Contabilidade. Na foto, Ednéia, Aline, Bia, Gabriela e Maria Samaria no encerramento desta quarta-feira, dia 27.


O palestrante conduz dinâmica no palco junto com a estudante Luciana Martines Boratini, do 7° semestre de Ciências Contábeis

A coordenadora Edméia Scatola a frente da fila durante a dinâmica da palestra
Ler Mais

Semana de Contabilidade realiza o segundo dia de palestras

José Joaquim Boarin
Ser contabilista no Brasil da atualidade é vivenciar as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Essa foi a principal mensagem do professor José Joaquim Boarin na palestra “As Perspectivas da Profissão Contábil”, dando continuidade a Semana de Contabilidade, nesta terça, dia 26 de abril, no curso de Ciências Contábeis, das Faculdades Integradas de Boituva.

Boarin é integrante do Conselho Regional de Contabilidade e ex-presidente da Alvares Penteado - berço do ensino contábil no país. Ha quase meio século ele exerce a profissão e o magistério.

O palestrante cruza o Brasil e o mundo renovando seus conhecimentos, com um intercambio de experiências e, sobretudo defendendo a qualificação do profissional. Boarin disse que a profissão hoje atravessa uma fase áurea no Brasil, dado que o contabilista é figura chave no sucesso das organizações, empresas e cidadãos.


O diretor da FIB, Alexandre Damasceno, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis Edméia Scatola, o palestrante José Joaquim Boarin e o professor Luiz Carlos, momentos antes da palestra da segunda noite.


A coordenadora do curso, professora Edméia, acompanha os estudantes durante bate papo com o palestrante José Joaquim Boarin.  



Os estudantes ao lado do convidado após explanação na segunda noite da Semana de Contabilidade da FIB.


Após a palestra, os alunos da FIB foram até o palestrante para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos sobre o tema apresentado.
Ler Mais

FIB inicia Semana de Contabilidade


As Faculdades Integradas de Boituva (FIB) realizam de 25 a 27 de abril a Semana de Contabilidade. O evento iniciou na noite desta segunda-feira com a palestra do Delegado da Receita Federal de Sorocaba, Ângelo Celso Bosso (foto).
O Delegado da Receita Federal de Sorocaba
Acompanhado do Auditor José Elias Neto, o delegado fez uma palestra com o tema “Educação fiscal e imposto de renda pessoa física”. A atividade teve início no auditório do campus. Mais de 150 estudantes, convidados e contabilistas da cidade participaram.
Em pouco mais de uma hora, os convidados explanaram a platéia as formas de como proceder para a declaração do imposto de renda. O delegado Ângelo Bosso falou da importância do tema.
“A declaração do imposto de renda, além de ainda gerar muitas dúvidas aos declarantes, tem grande importância nesta semana. Principalmente para os estudantes, nessa época de encerramento no prazo da declaração, é muito importante este aprendizado”, disse Bosso.
As atividades da semana de contabilidade prosseguem nesta terça-feira, a partir das 19 horas.

Estudantes de Administração e  Ciências Contábeis do primeiro semestre.
 O evento é aberto para os estudantes, ex-alunos da FIB e para todos os contabilistas de Boituva e região. “A atividade é voltada para as teorias e conceitos acadêmicos, mas com muita visão do campo profissional e do mercado de trabalho. Buscamos diversificar as áreas de atuação dos  convidados para realizar um evento com vários temas e interesses da atualidades, tanto para os alunos como para os profissionais”, disse a coordenadora do curso de contabilidade da FIB, professora Edmeia.  


O delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Tatuí, Antônio Marcos Tonini, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Edmeia Soares Pinto Scatola, o delegado da Receita Federal de Sorocaba, Ângelo Celso Bosso e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Boituva, Neodival Bettini, antes do início da palestra de abertura.
Os delegados do Conselho Regional de Contabilidade de Boituva e Tatuí compuseram a mesa junto com o Delegado da Receita Federal de Sorocaba.

O vereador Júnior Barbosa (ao centro) representou a prefeita Assunta Labronice Gomes na abertura da Semana de Contabilidade da FIB.



SERVIÇO
Evento: Semana de Contabilidade
Data: 25 a 27 de abril
Local: Auditório Faculdades Integradas de Boituva – FIB
Endereço: Rodovia SP-129 / Km 14 / Bairro Campos de Boituva.
Ler Mais

FIB abre vestibular para segundo semestre

As Faculdades Integradas de Boituva (FIB) estão com inscrições abertas para o vestibular de meio de ano, informou a Diretora Acadêmica Joelma do Nascimento do Gomes. Os cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito estão com vagas para ingresso no segundo semestre de 2011. Os interessados devem fazer as inscrições no campus ou pelo site da FIB até o dia 27 de junho. As inscrições e a participação no vestibular são gratuitas.
Há possibilidade de agendamento de data e horário para realização da prova para ingresso nos cursos. Os interessados nessa modalidade de avaliação podem agendar a prova de 11 de abril a 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. O vestibular oficial acontece no dia 28 de maio. 
Uma das novidades do processo seletivo é a possibilidade do candidato optar pelo período diurno (manhã) nos cursos de Direito e Ciências Contábeis. O curso de Administração mantém as vagas presenciais somente para o período noturno.
A divulgação dos resultados, na primeira lista de chamada, acontece no dia 10 de maio. A segunda lista será divulgada aos candidatos em 10 de junho. As matrículas em última chamada serão anunciadas na terceira listagem de aprovados, em 11 de julho.
Vestibular
A prova terá avaliações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Redação - este último item vale metade da pontuação total.  A nota de corte do vestibular é de 30 pontos. A pontuação do ENEM será considerada para classificação.  O candidato que fizer a prova agendada ou o vestibular na data oficial deve estar munido de documento original de identidade, comprovante de inscrição, caneta esferográfica preta, lápis e borracha.
Inscrições e agendamentos
As inscrições podem ser feitas através do site das Faculdades Integradas de Boituva. O endereço é www.boituva.br/inscricoes.
O agendamento das provas pode ser feito no campus da FIB, que fica na Rodovia SP 129, km 14 – bairro Campos de Boituva.
O telefone para contato é o (15) 3363-8120.
Ler Mais

Bolsa de estudo ajuda a realizar sonho de funcionária.


A funcionária das Faculdades Integradas Brasileiras (FIB) Nívia Cristina Brito de Almeida, de 35 anos de idade, é a mais nova aluna do primeiro semestre de pedagogia.
Depois de passar seis anos trabalhando no campus das Faculdades Integradas de Boituva – FIB, ela foi contemplada com uma bolsa de estudos para cursar a faculdade.
“Quando eu era mais nova tive vários obstáculos que me impediram de estudar. Sempre tive vontade de estudar algo na área de educação. Estou realizando um sonho”, conta.
A mais nova graduada em pedagogia encontrou dificuldades para concluir os estudos ao longo da vida. Nívia casou cedo e aos 16 anos teve o primeiro filho. Porém, mesmo com uma filha pequena nos braços, tomou coragem e, dois anos depois, voltou a estudar na pequena cidade de Januária, Minas Gerais.
No ano de 1996, a mineira muda-se com a família para Boituva. Uma segunda gravidez, novamente, interrompe a possibilidade de dar seqüência aos estudos. “Foram vários imprevistos que ocorreram que poderiam ter feito com que eu desistisse de vez, mas acredito que as pessoas devem sempre buscar melhorar e que nunca é tarde para voltar a estudar.”
Nívia, que trabalha desde 2005 no setor de limpeza da FIB, teve que voltar para a sala de aula antes de ingressar no ensino superior: foi necessário concluir o ensino fundamental e médio, através do supletivo.
Hoje, toda a família apoia o retorno de Nívia as salas de aula. Uma das filhas, inclusive, é aluna da FIB: Verônica Brito de Almeida, de 18 anos, cursa o 3° semestre de Direito. “Agora quero estudar e trabalhar para valorizar ainda mais a área da educação no nosso país”, conclui Nívia.
Ler Mais

Auditório da FIB recebeu maior evento de dança da região

Público superior a mil pessoas assistiu 36 coreografias

O auditório das Faculdades Integradas de Boituva – FIB - recebeu nos dias 08 e 09 de abril mais de 400 dançarinos no evento “Boitudança”. Dez municípios da região e quinze diferentes escolas e academias estiveram representadas na mostra. Cerca de mil e duzentas pessoas prestigiaram  as apresentações.
A entrada do evento foi gratuita. Entre as modalidades apresentadas, destacam-se as danças de balé clássico, street dance, jazz, sapateado, danças gaúchas e dança do ventre. “Foi um espaço para intercâmbio de moda­lidades, uma grande troca de experiências na área de música e das artes”, afirmou uma das organizadoras do evento, Cláudia Espósito.
'Apoiando evento desta magnitude a FIB honra sua missão de ser um núcleo de irradiação de cultura', declarou Alexandre Damasceno, diretor da instituição de ensino superior.
O campus das Faculdades Integradas de Boituva recebe mensalmente eventos de arte, cultura e lazer, promovidos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Eventos e Cultura de Boituva (Setec). No local é oferecido infraestrutura com anfiteatro para 400 pessoas, estacionamento interno e camarins para os  artistas e dançarinos. 

Show final
Os organizadores da BoituDança registraram como a grande surpresa do evento a participação do público. Na noite da sexta-feira mais de 500 pessoas foram registradas no auditório. Na noite de sábado o público foi maior ainda: 600 pessoas.
A atração de encerramento veio da cidade de Sorocaba. A Academia Imagem, do renomado bailarino Calil Chagury Filho, conhecido no segmento artístico por Lilo, trouxe para o evento parte de sua coreografia inspirada no clássico 'A Bela e a Fera'.  
"O BoituDança está de parabéns pela organização e pelo espaço da FIB. Fico muito contente que o poder público e a iniciativa privada disponibilizem um espaço como este para dança", disse Lilo.
Ler Mais

Cozer fala sobre ‘Direitos Autorais’ em palestra no dia do Jornalista

O professor do curso de Direito das Faculdades Integradas de Boituva (FIB),  Maurício Cozer Dias, ministrou uma palestra sobre ‘Direitos Autorais’, na noite da quinta-feira, 7 de abril, na regional de Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas de SP.

Cozer foi convidado em evento em comemoração ao Dia do Jornalista. O professor falou junto com o presidente da Associação de Propriedade Intelectual dos Jornalistas (APIJOR), Paulo Canabrava.  O anfitrião do evento foi o presidente do sindicato José Antônio Rosa, repórter do jornal Cruzeiro do Sul.

Entre os temas abordados por Cozer, tiveram destaques as falas sobre as incidências do direito na relação dos jornalistas com as empresas de comunicação, as faces do Direito autoral comparado ao Direito industrial e os aspectos práticos processuais.
“Foi uma experiência muito bacana. A classe dos jornalistas é muito aberta ao diálogo e o tema foi muito bem escolhido. Busquei  levar parte do repertório que converso com os alunos em sala de aula inclusive”, disse Cozer.

Professor Mauricio Cozer na palestra sobre "Direito Autoral".
Ler Mais
 
Faculdades Integradas de Boituva | by TNB ©2010