Projeto de extensão Universitária

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A rotina dos alunos da escola municipal Vilma Aparecida Penatti Galvão, no bairro Terras de Santa Cruz, está alterada nas últimas semanas por causa de um projeto de extensão das Faculdades Integradas de Boituva (FIB). Desde o dia 14 de maio, aos sábados, a turma do terceiro semestre do curso de Pedagogia está desenvolvendo um projeto de integração e aprendizado com os estudantes, pais e comunidades do entorno.

A ação é promovida num trabalho inserido na disciplina ‘Integração, escola e família’ do curso da FIB. A classe foi dividida em cinco grupos. Cada um deles elaborou um projeto de intervenção que tivesse como foco a linguagem e suas práticas no dia a dia. Os temas escolhidos foram a nova ortografia, narrativas com brinquedos feitos com materiais recicláveis, sarau de leitura, brincadeiras e linguagem de libras.

Os encontros acontecem na escola todos os sábados de manhã. A atividade começou em 14 de maio e encerra-se daqui duas semanas, no dia 11 de junho. A supervisora e criadora do projeto é a professora especialista Patrícia Neves de Almeida. A jovem docente, que tem apenas 26 anos de idade, viu no trabalho uma forma de complementar o aprendizado em sala de aula e integrar a comunidade do bairro.

“O trabalho é uma oportunidade de presenciar na prática o que é o trabalho de um pedagogo. Já realizamos três sábados das atividades e temos percebido a aceitação e participação cada vez maior dos alunos da escola”, explica a professora.

Os participantes ficam cerca de três horas participando das aulas, que são aplicadas de uma forma lúdica e de fácil entendimento. A maioria dos participantes são adolescentes, de 13 a 15 anos de idade. A participação das crianças também é grande. A ação, ao final, deve gerar um relatório modelo sobre os resultados observados com a prática.

Talentos

Neste sábado, o adolescente Rafael Alves dos Santos, de 15 anos e aluno do nono ano na escola, foi o destaque da turma.

Sensível, vivaz e com um grande talento na área musical, entoou canções de composição própria com letras falando sobre as questões da vida humana.

Morador de Boituva há apenas cinco meses, mudou-se para cá com o pai, deixando na cidade de Várzea Grande, na Bahia, os irmãos e a mãe. A saudade do local onde nasceu e o incentivo nas aulas de português fez o menino pegar mais gosto pela música e começar a escrever as canções.

“Resolvi escrever primeiro falando sobre as antíteses, figuras de linguagem que aprendi aqui em sala de aula. Daí juntei tudo com as saudades dos amigos, da minha mãe e comecei a compor. Estou achando esse projeto uma grande oportunidade”, disse Rafael.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Faculdades Integradas de Boituva | by TNB ©2010